sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Por Que Eu Amo São Paulo?

Oras, e não é que a Mari me deu idéias legais para atualizar o Inominativo? Mas eu pensei, depois - cazzo, ontem foi dia 25 de Janeiro! São Paulo fez 453 anos! É injusto eu não escrever nada a respeito!

Por Que Eu Amo São Paulo?

Não é difícil responder essa se você quiser uma resposta rápida. Eu nasci aqui. Quer dizer, se eu não gostar da cidade onde nasci, que diabos de lugar me faria feliz? Fora que eu cresci aqui, estou em São Paulo faz 19 anos. Ou eu a amaria ou eu a odiaria. Como eu sou, overall, um cara feliz, eu sou obrigado a gostar da cidade. E tem também o fato de eu ser orgulhoso com a minha condição. E ter orgulho de mim implica em ter orgulho de onde eu vim. Entende?
Mas, é claro, não é só isso. Porque, se fosse assim, eu amaria qualquer cidade que eu nascesse. Só que eu não quero pensar em São Paulo somente assim: a cidade que eu amo por acidente.
Gosto de morar aqui porque eu tenho uma terrível afinidade por coisas importantes. Reinos importantes da Europa, sites importantes na internet etc. Tem vezes que é legal você fazer parte de algo grande. Daí que eu gosto de morar em São Paulo! Quer dizer, a cidade é grosseiramente grande. É uma das cinco maiores do mundo, contando toda a mancha urbana. E, meu, sei lá, eu acho tão legal isso! Saber que existe TANTA gente morando no mesmo lugar e, ao mesmo tempo, em lugares tão diferentes! Saber que você pode conhecer pessoas até não agüentar mais, pode ir em um museu que nunca foi antes e ver coisas absurdas, saber que tudo está acontecendo, seja três da tarde ou três da manhã... Eu gosto do fato de saber que se eu precisar de qualquer coisa, seja lá o horário - ainda mais nos últimos anos, que eu me desgarrei do horário comum para a humanidade - eu posso achar. Uma balada, uma padaria, um hipermercado... Só falta eles colocarem linhas de ônibus na madrugada, pq é um porre sair mais cedo de um evento social pq não tem ônibus.
Outra grande afinidade que tenho é pela capacidade humana. Já deixei bem claro nos outros posts que a humanidade realmente é fascinante, para mim. Eu gosto de ver o que esses macacos pelados descobrem, como eles se viram... Bem, um centro urbano é a melhor maneira de ver como a humanidade se vira, no hábitat deles. Os prédios enormes e artísticos, os barracos mais-ou-menos em lugares exóticos, os carros de última geração, as construções faraônicas, como quilômetros de trens subterrâneos ou pontes de dar inveja... E em São Paulo você não só acha isso, como acha tudo isso e muito mais a toda hora! Uma viagem de ônibus em que você se atrever a olhar pela janela te mostra impressionantes coisas sobre a cidade. Um prédio executivo realmente interessante, um boulevard recém-instalado... Se eu não conheço a paisagem quando estou viajando, com certeza eu não durmo na viagem. Adoro ver coisas.
E ver pessoas. Impressionante como há pessoas. Pessoas bonitas e feias, simpáticas e grossas, pobres e ricas, brancos e negros... Eu gosto de ficar vendo o cotidiano, quando estou passeando a pé. Ver o cara na loja tentando um desconto, o bêbado conversando com a placa de proibido estacionar, a velhinha correndo atrás do ônibus, os garotos andando de skate na praça, a japonesa que ficou encharcada porque esqueceu o guarda-chuva, o gordinho trocando o pneu do carro com a família dentro dele, morrendo de calor... Eu gosto de ver as pessoas. Imaginar sobre a vida, pensar se é difícil para eles ser quem eles são. Ou só observar, mesmo. Como quem assiste um programa de TV.

Para completar e não fazer disto um discurso político - eu amo São Paulo. Nasci aqui, vivo aqui. Se puder, quero ter todos os meus filhos aqui e morrer aqui. Gosto de saber que nasci aqui, no meio da bagunça. No meio do calor humano, com pessoas indo e vindo, com pessoas fazendo e desfazendo. Aqui eu fui feito, moldado. E sou um paulistano. Vivo na cidade que vive. Sou somente mais um entre os paulistanos, mas eu sou um paulistano orgulhoso. Parabéns, São Paulo.

Desculpem o post piegas. Mas queria deixar claro que eu adoro minha cidade. De verdade. Feliz semana para vocês, pessoas!

Ouvindo:
Smiley Faces
Gnarls Barkley
St. Elsewhere (2006)

9 comentários:

Unknown disse...

Sim, vc ama São Paulo! desde q te conheço, hehe...
Bjooos!

Unknown disse...

Rafa, você escreve maravilhosamente bem :)
ainda mais sobre São Paulo, essa cidade fantástica!
eu aaaaaamo muito tudo isso.
todos esses mínimos detalhes que fazem da grande São Paulo o que ela é.


Amei o Post.
beijo, Rafa \o_

ah, eu tinha postado ontem de manhã e não sabia o que vinha pela frente.
fiz um monte de coisa fútil e fui zoada de monte também.
haha. comédia \o/

Anônimo disse...

Que pena que nao compartilhamos o mesmo sentimento por Sao Paulo, essa grande cidade. Mas eh otimo saber que vc ama a sua cidade. Sao Paulo com certeza precisa de mais pessoas como vc.

Beijoo

Anônimo disse...

RaFaAaA
naum li td isso pq fiquei com preguiça =/

mas como vc é mto mto legal e eu t adoro mtoo vou comentar!!

uau!! ficou d+, vc podia ser escritor!! ahsuahs

Bjs!!

Anônimo disse...

Rafa é um escritor ;)

Anônimo disse...

Rafa falo bontio *-*
Eu nuca fui em SP :O
pela TV São Paulo e meio violento mas tudo e ne? :/
mas fora a violencia São Paulo
deve ser show de bola \õ/
;***

PS:Quando você for falar de Minas me avisa xD

Anônimo disse...

EEEEEEEEEEEEEE
São Paulo terra da Garoa !!!!!!!!!
Vc ama esta terra abençõada !!!!
EEEEEEEEEEEE
Abraços e comente no meu fotolog

Anônimo disse...

nossa, tava lendo meu comentario desse post... gente que mal humor eu devia estar naquela hora... hehehehe

beeeijos

ps: mas eh verdade auhauhau

Anônimo disse...

nun era ben o q eu sugeri mas ateh q nun fiko tao ruim...
hauhauauhahau
zuera..
~bjukiss

;p