quinta-feira, 22 de março de 2007

Etiqueta em uma conversação instantânea

Inominativo de volta, macacada! Boa noite, gente, como estão? Rafael está bem muito bem! Apertado com a faculdade e com preguiça da vida, mas eu sempre fui assim, eu acho... \o/

Estava pensando em atualizar aqui no dia 20 de Março, mas o post ficou bobão e eu deletei. Fiquei frustrado, e deixei passar. Hoje, como estou fazendo hora no MSN com a Karla antes de ir dormir, resolvi atualizar.
Na verdade, resolvi não. A Ka quase que me gritou um tema maravilhoso para Rafael aqui abordar. Então, aditivado com a dose extra de inspiração - Obrigado, Karlinha! Amo você! -, vamos lá!

MANUAL MODERNO DO MANO METROPOLITANO
Etiqueta em uma conversação instantânea

Então, amigo, você é uma vítima dos programas de mensagens instantâneas, né? Você tem uma rica história como o autor que vos escreve, que se iniciou com o saudoso ICQ (oh-oh!) e foi introduzido ao MSN, e que hoje conhece desde o mIRC ao Skype, passando pelo obrigatório GTalk? Ou você nem sabe direito o que é ICQ, e só conhece o MSN porque alguém da família instalou? Não importa de onde você veio. Assim como conversar com as pessoas, escrever cartas e falar no telefone, o mundo da conversação instantânea tem lá suas regras e suas convenções para que você tenha certeza de que pôde transmitir sua mensagem sem problemas, e que o sedentário ser do outro computador pôde lê-la sem problemas. Como, então, ser um feliz comunicador, na Era da Comunicação?
O primeiro passo a ser observado é: saiba escrever. Não precisa ser exatamente o mago da Língua Portuguesa, usando tremas e mesóclises e pontos-e-vírgulas, mas, maaano, evite com a sua vida escrever parecendo um retardado mal-amado (leia-se "emo"). Akeli papu di ixkreve parecendu um muleqinhu enxi u saku! Claro, se você estiver entre pessoas que escrevem assim e você for assim, bem... O que estou tentando dizer é: seja ponderado, e lembre-se de ajudar a pessoa que está lendo a entender o que você está escrevendo. Nem todo mundo fala miguxês, então, por favor, ame mais os seres humanos ^^
Não chacoalhe a porra da tela!! Eu amaldiçôo o corno programador da Microsoft que inventou aquele botãozinho que chacoalha a tela e obriga as pessoas a pararem tudo o que estão fazendo para ver porque diabos você está tendo chiliques como uma frenética. Aprenda, seu retardado mal-amado, que se as pessoas não estão respondendo, elas devem ter um bom motivo: elas podem estar lendo um texto interessante, podem estar no banheiro, podem estar simplesmente te evitando ou, mais raro ainda, estar fazendo algo importante. Seja lá o que for, lembre-se que se não há resposta do outro lado, deve haver um bom motivo. E não avacalhe tudo. Seja cavalheiro - ou uma dama - e aguarde pacientemente a sua vez de ser atendido pelo seu amiguinho virtual. A comunidade internáutica agradece. =)
Evite emoticons que deixam as conversações parecendo anuncio de motel! Sabe, aquelas saudações coloridas que piscam em 5 cores diferentes, e um sinal de exclamação que parece um sabre jedi, de tão luminoso? Emoticons (ou smiles, ou desenhos, ou seja lá o nome que você dá) ajudam a animar e a personalizar a conversação, mas existe uma diferença entre emoticons divertidinhos que mostram a bundinha e que rolam no chão de rir, e aqueles que parecem um grito no ouvido, de tão escandalosos. Se você puder evitar e souber remover estes emoticons, faça isso! Pela salvação dos oceanos, pelo fim do desmatamento e pelo amor à raça humana. ^^
Evitar a grosseria também é um bom caminho para ganhar pontos no Paraíso. Quando eu digo grosseria, estou sendo propositadamente vago. Pequenas coisas que as pessoas corriqueiramente fazem, mas enchem o saco, se você prestar atenção. Falei ali em cima sobre deixar um contato falando sozinho. E não, isso não é legal. Se você não tem motivos para ignorar o pobre mancebo, lembre-se de responder a ele esporadicamente. Nem que seja pra inventar uma mentira.
Ainda em grosserias, tem aquela pessoa sutil, que nunca fala com você no MSN para de repente voltar com um "quem é você?", como se você fosse um mendigo que estivesse pedindo dinheiro. É claro, não quero também que sua memória seja infinita e que você lembre-se de todo mundo, a todo instante. Mas, poxa, não precisa ser grosseiro... Sei lá, puxe uma conversa de novo, pergunte com jeitinho, mas não humilhe o cara. Com jeitinho, tudo funciona. Com jeitinho, você saiu de dentro de sua mãe, lembre disso. ^^

Para concluir, camagadas, use bem o MSN, ou qualquer que seja o programa de mensagens instantâneas que você usa. Não seja desagradável, babaca, grosso, fodão, retardado mal-amado. Seja, no geral, você mesmo. E tenha boas e divertidas conversações! Seja pra botar fofocas em dia, para contar piadas engraçadas, para chorar as pitangas, para paquerar, para manter a vida social em dia. Ou pra qualquer outra coisa que você use o MSN, porque tem cada louco hoje em dia...

Ficamos por aqui hoje! Eu volto em um destes dias com mais uma postagem simpática, eu espero! E se eu não voltar, bem, me procurem no MSN!
Até a próxima, queridos!

Ouvindo
High Times
Jamiroquai
High Times: Singles 1992-2006 (2006)

5 comentários:

Anônimo disse...

Ôh, seu bocó bajulador que sempre me passa a perna com chantagens emocionais e enrolações, eu também te amo!

E agora você me lembrou do desagradável botão de tremelique, que eu, vesga, sempre aperto por acidente ><
Po, eu não tinha ICQ, mas minha mãe tinha.
Lembro que ela conheceu um cara que trabalhava na sottozero (grife de sorvetes), mas ela não sabia que ele era o dono!
E o resultado?
A gente comeu sorvete todos os dias, até o dia em que ela esqueceu o número do bendito ICQ "/
Enfim, foi bom enquanto durou
Beijinhos daqueles bem gays e grudentos que só a Karlinha poderia dar na ponta de seu nariz :B

Unknown disse...

Tá legal... mas vc tb podia seguir seu próprio manual né? qto a ignorar as pessoas sabe? huahua... E eu axo divertido chacoalhar a tela de vez em qndo =P

Anônimo disse...

pasandu soh pra dexa um bjinhu....
ahh eu tbm axu divertidu chacolha a tela de vez en quandu ...
hsuhuhuhs
me deu a ideia de fazer isso com vc agora...
huhuhuhsuhsu
^.^

Anônimo disse...

Heey
verdade, tem gente mto grossa no msn... mas sabe que eu nem importo... nao quer falar comigo, problema seu, seu mané otario retardado.
uahauhauahua
miguxes é uma das poucas coisas que me irritam profundamente... eu tenho vontade de mandar a pessoa enfiar o mouse em certos lugares, pra ver se ela para com essas frescuras
auhauhauha

como sempre, ótimo texto

beeeeeeijooo

deboracf05 disse...

finado aicequiu...
auhuhahuauhauhuhauha
eu gostava, sonhei com ele ontem! (é acredite, um sonho muito estranho com o icq... mol conhecidencia vc ter postado isso...rs...)
eu naum gosto de msn nunca sei oq dizer... ao vivo eu invento... e tem o ambiente que sempre ajuda colocando um bom tema de conversa no seu colo...rs...
sobre usos do msn, lá no banco o gerente tem, ele e os outros gerentes ficam online, fazendo sabe-se lá oque...rs...
bjus!!!