sábado, 3 de março de 2007

Teorias sobre a Eclipse

Feliz Março, cambada! Hora do Rafael atualizar o Inominativo, porque eu tenho a terrível impressão de que o dia de sábado será moroso e chato para mim, quando eu acordar. Enquanto eu não vou dormir, entretanto, eu escrevo aqui!! Sorte a de vocês, né?
E aê estão falando que terá eclipse total da Lua amanhã. Ou talvez hoje à noite, depende de quando o dia vira pra você. Para mim isso não faz muita importância, contanto que eu esteja vivo o suficiente para vê-la. Agora, vem cá, você já parou para pensar sobre o que está por trás das eclipses? Quer dizer, não é exatamente normal um corpo celeste sumir no meio do nada, nem que seja por alguns minutos. Então você já deve ter perturb... erm, perguntado pra alguém o que em nome da Maçã de Newton é a eclipse, right? E ele deu aquela respostinha furada sobre a Terra entrando na frente da Lua? Pffff...

TEORIAS SOBRE A ECLIPSE

I. A Terra fica entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar.
Esta é a teoria aceitável e considerada oficial pelos humanos fodões que dirigem a sociedade. Segundo estes senhores, o Sol, em seu gigântico esplendor hidrogênico, está lá, como uma criança gorda e feliz, iluminando o espaço. A Terra e sua irmã retard... erm, menor, que chamamos "Lua", está no sistema solar, então não há muitas opções além de ser iluminada pelo Sol. Pois bem.
Clamam os cientistas que, volta e meia, por uma probabilidade realmente aleatória e randômica, a Terra de repente, sem querer, pode acontecer de ficar na frente do Sol, e bloquear as luzes que a Lua, pobrezinha, recebe. Daí ela ficaria, naturalmente, escura, até que ela saísse detrás da Terra.
Agora, vem cá, que historinha feia... uma estrela do tamanho de vários e vários e vários planetas terras que fica pegando fogo já é absurda e desconexa. Ainda dizer que a Lua fica iluminada por causa disso e, mais, que nós entramos na frente da Lua e a deixamos escura!! Já sei, agora os naturebas do Greenpeace vão dizer que a culpa da Terra entrar na frente da Lua é culpa do aquecimento global, e que nós temos que parar de emitir poluentes para não acabar com o nosso satélite amado. Depois, obviamente, vão querer fazer passeatas em Genebra e abraçar mais algumas árvores no Central Park de Nova York. Europeus...

II. Deus manda revisar o sistema de iluminação.
Desde que ouvi a piada do emprego mais velho do mundo* (ler piada abaixo), fiquei pensando que faz um sentido do caramba. Oras, o Simpático TP (Todo-Poderoso) tem um impressionante sistema de iluminação para as formiguinhas Dele, mas alguém tem que cuidar do cabeamento. Quer dizer, devem ser quilômetros e mais quilômetros de cabos e fios e capas e tensores e resistores e geradores e outros "-ores" que a gente aprende mais ou menos em Física Elétrica mas nunca se dá ao trabalho de lembrar a função exata.
Seja como for, imagino eu, em minha abençoada ignorância, que o TP teria preferido deixar a região aqui iluminada ad eternum, mas a idéia não deu lá muito certo. Eu suspeito que a luz não é suficiente para iluminar todo o planeta - saca a história do cobertor pequeno, que cobre os pés ou a cabeça? -, então ele teve que se virar lá. Além disso, volta e meia, como é de se esperar de um cara responsável e dedicado como o TP, Ele decida que é hora de rever estes cabos e fios e capas e, enfim, esses trecos. Como nem o melhor dos eletricistas mexe em um sistema elétrico sem desligar o sistema... Eclipse! E a gente fica inventando teorias para que não percebamos a verdade indubitável: tinha um fiozinho desencapado.

III. Índios americanos fazem rituais esquisitos.
Sabe aquelas historinhas em que os nativos da América do Norte - tipo os apaches, lakotas e tudo o mais - fazem a dança da chuva e o chuveirão abre numa boa? Sabe, pra ajudar a colheita, pra refrescar o calor ou porque devia ser chato pra caramba viver sem video-game.
Sei lá. Qualquer que seja o fato, eles deviam passar por tédio o dia inteiro. Imagina você lá, sentado em uma tenda esquisita olhando pro desertão dos Estados Unidos, só que sem as bandeiras cafonas listradas e rodovias com famílias viajando de um lado pra outro do país. Pois é, um imenso vazio e um sol filhodaputamente quente. Então eles devem ter desenvolvido em seus rituais maneiras de aliviar o verão. Mas fazer a veadíssima dança da chuva poderia cansar, de vez em quando. Então eles desenvolveram a dança da eclipse. E usam ela até hoje, pra se divertirem e para terem algo pra fazer à noite. Porque, vamos combinar, ficar acordado até a noite sem o que fazer... Pobre índios...

IV. Deus(es) aplica(m) castigo sobre a Humanidade.
Somos bobos, feios, maus e piolhentos. A pior raça a andar sobre o planeta e, pior, sabemos disso e não fazemos nada para mudar. Agora, me diga: se você é um pai ou uma mãe, e tem lá seus filhos melequentos, mal-educados e fedidos, e não te ouvem, o que você faz? Pois é, aplica um castigo sobre o rebento indesejável! Prive-o de algo que ele goste, encha ele de porrada, obrigue a fazer trabalhos comunitários para a família - tipo arrumar o quarto -, mas mostre-o que todo mundo tem lá suas obrigações para cumprir.
Agora, com a humanidade não deu muito certo. Já tentaram nos punir dezenas de vezes e continuam tentando: eu poderia ficar horas falando de coisas como Bruno e Marrone, Big Brother e Rebelde, mas isso é quase redundante. Então eles tentam tomar decisões mais impactantes. Coisas do tipo... apagar a luz do Sol - ou da Lua - para mostrar que os humanos não têm poder de nada, e que continuam à mercê de seja lá quem manda nessas bandas. Mas a gente é tão pedante, mas tão pedante, que nem liga pra essas ameaças! Pior ainda! A gente aprendeu a prever quando acontece e fazemos disso um evento pra toda família!! Mostra pros filhos, tira foto, faz poeminhas... Ai de nós, no dia em que decidirem nos dar uma surra...

Seja lá qual for a sua opinião a respeito deste fenômeno, eu acho que é de fato muito esquisito. Pensem bem, ele some, do nada, e fica sumido por meia hora, e as pessoas acham NORMAL!! Depois ele volta, e todo mundo continua sua vida, como se NADA tivesse ocorrido!! Agora, quando some algo realmente insignificante (por exemplo, a chave de casa), aí sim, todo mundo se preocupa e se estarrece. Ainda que depois de meia hora ela apareça no mesmo lugar. Todo mundo fica abominado com esse tipo de evento boboca. Sem dúvida, a gente precisava rever nossas prioridades...

***

*Três amigos conversam animosamente em um bar. Estão discutindo sobre suas profissões. O primeiro diz:
- A marcenaria é a profissão mais antiga do mundo! Quem não conhece a história da Arca de Noé? Noé fez uma Arca, cara, há muuuuito tempo!
- Deixa de bobagem, todo mundo sabe que a profissão mais antiga do mundo é a jardinagem. Quem você acha que projetou o Jardim do Éden? - falou o segundo.
E o terceiro:
- Pf... A profissão mais antiga do mundo, amigos, é o eletricista.
- Eletricista? - diz o segundo. - Bebeu?
- Ué, e quem você acha que puxou o cabeamento quando Deus falou "Que haja a Luz!"?

***

Muito bem! Agora eu posso desligar meu modo boboca - pois é, porque eu tenho consciência de que, na urgência de atualizar meu blog, eu quebrei recordes, e fiz um texto assaz retardado. Paciência, antes isso do que nada. Ou seria melhor eu não pôr nada?
Poisé, gente!! Se você leu este texto depois das 20h00 do sábado, e eu tenho certeza que você leu, espero que tenha visto a eclipse da Lua. Faz tempo que não vejo.
Eclipses, aliás, me trazem lembranças... Eu lembro de quando eu era um toquinho, e vi uma eclipse solar que deixou todo mundo no escurão no meio da tarde. Minha amiga me disse que o ano foi 1993, pois ela também lembrava da eclipse. Legal! \o/

Até a próxima vez, pessoas!

Ouvindo:
The Masterplan
Oasis
Stop the Clocks (2006)

4 comentários:

Anônimo disse...

Wow!! \õ/

Legal o texto :D
mas Rafa naum seria:
"Teorias sobre O eclipse?" :X



Adios
:***

Nadir R S Felício disse...

Adorei a matéria, talvez seja mesmo Deus, fazendo manutenção na rede de transmissão de energia, e acredito que por isso a humanidade não dá valor e fazem gatos sempre que podem.
Derrepente um supervisor avisa Deus de que o consumo está aumentando o sol está com sobrecarga,neste momento, ELE envia um sinal: "Desliguem seus aparelhos(reflexão,apreciação), estamos em manutenção para melhor atendê-los. E depois ainda perguntam se Deus existe! Fato, ninguém fez um pôr de sol melhor que ele, muito menos um eclipse.
Beijos
Nadir

Anônimo disse...

Texto bem criativo... =D

Eu vi só durante 1 min, de dentro do carro, hehe...

E axo q tb me lembro desse outro eclipse, mas tenho a impressão de q foi em 1994... enfim... =P

Té mais.
Bjos!

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAAa eclipse...