segunda-feira, 23 de julho de 2007

Drops

Boa noite, galera feia e fedida! A última semana deste glorioso mês de Julho está a se esvair e, com ele, nossas férias tão prezadas! Oh, não!!

Correndo contra o tempo, Rafael aquece-se e prepara-se para mais uma postagem no Inominativo! Pra você que está tremendo de medo, esperando outro sermão político chato, nada tema! Desta vez, deixarei Lula e a Companhia do Terror para os lados de lá. E hoje é dia de folia!

Drops

O Rafael que vos fala esteve presente, neste domingo que acabou de passar, em um importante evento de cultura jovem japonesa. O AnimeFriends, um dos maiores eventos temáticos do Brasil, congregou milhares de adolescentes de todas as idades para o que foi uma das bizarrices mais divertidas da minha singela existência! Acho que nenhum historiador, cientista político, antropólogo ou metido a sabichão previu que em algum ponto do simpático ano de 2007 teríamos tantos brasileiros andando por aí com roupas de personagens de histórias japonesas, aprendendo a falar japonês - e o que é mais incrível, com sotaque - e se sentindo em casa ouvindo músicas que tampouco eles entendem o que diz! Se bem que, se pararmos pra pensar, quando o rock aterrisou aqui no Brasil devem ter pensado exatamente a mesma coisa...

***

Observava eu como é curiosa a nossa gente. Junto de tendinhas que vendiam camiseta do Chaves, tinha camisetas do Che, dos Ramones, do Rammstein (receio que tenha acertado o nome) e de quilos de desenhos nipônicos. Como pode todo mundo gostar de tudo isso ao mesmo tempo? Quer dizer, qualquer um que já assistiu meia hora de anime japonês sabe que é descabido uma pessoa que goste daquelas músicas poder ouvir Ramones e gostar. Eu também pensava assim, na verdade, até que eu vi umas 3000 pessoas que gostavam de tudo isso e muito mais. Vi gente macho o suficiente pra fazer franjinha emo e pintar de roxo, pra andar por aí com uma katana de mentira e achar que está abafando, pra se fantasiar de Escórpion e rebolar no meio da rua... Tem que ser muito macho, mesmo. Não sei se sou tão macho assim.

***

Vi nesta feira de animes uma idéia genial, como só o povo brasileiro poderia ter: barraquinha de hot-dog self-service! Por favor, atentem para o fato de que ambas as grafias estavam corretas. Como funciona? Você pagava R$3,50 pra menina que ficava recebendo as fichas lá, e você ganhava um pão de hot-dog com duas salsichas. A partir daí, você colocava o quanto quisesse do que bem entendesse. Ervilha, milho, vinagrete, maionese, catupiry, mostarda, catchup e, o meu preferido, batata palha. Eu me senti fazendo umas 3 refeições ao mesmo tempo. \o/

***

Falando em comida, estava a me perguntar hoje - como é que será que inventaram as guloseimas? Quer dizer, como é que um dia alguém descobriu que se você misturar ovo, farinha, leite e chocolate sai um bolo de chocolate depois de uma hora no forno? E quem diabos imaginou que pegar a clara do ovo e socar e socar e socar e socar ela faria dela uma massa levinha? Quem, oh, quem, idealizou uma massa feita de trigo socado e triturado, e que ficaria crocante e gostoso depois de um tempo sobre o fogo?
Pra começo de conversa, quem teve a brilhante noção de que comida sai de dentro de sementes?

***

Na saudosa Anatólia do século XIII - se você não sabe o que é Anatólia, procure pelo mapa da Turquia e note o pedaço maior dela, que é uma península e um planalto, de nome Anatólia - contam as lendas que existiu um homem muito sábio e muito sacana, que é chamado pelos falantes da língua lusitana de Nasrudin. Este homem, que não se sabe ao certo onde nasceu, mas que deve ter vivido por ali, onde hoje fica a Turquia. Todos os povos vizinhos contam estórias exaltadas desse cara, que parece o ó do borogodó furado, mesmo. Permitam-me contar uma:

Estava Nasrudin na paz do seu lar, quando fora convocado para realizar o Kuthba (sermão islâmico feito antes das preces de sextas-feiras) a um grupo de fiéis. Contrariado, o mulá Nasrudin chegou aos fiéis e perguntou "Vocês sabem sobre o que pretendo falar?". Ao que eles responderam que não sabia. O mulá ficou furioso, e disse "Como é possível que eu fale algo se vocês nem sabem o que falarei? Vou-me embora!". Virou-se e saiu.
Envergonhados, os fiéis foram novamente ao mulá, pedindo para que ele fosse na próxima sexta proferir ao Kuthba. Nasrudin concordou. Ao chegar para os fiéis, perguntou se eles sabiam sobre o tema. Eles responderam, desta que vez, que sabiam. Então, Nasrudin disse "Que ótimo, não tenho nada para dizer, então". E se retirou.
Obstinados, os fiéis foram mais uma vez pedir o sermão de Nasrudin. Ele chegou lá e disse: "Vocês sabem, afinal, o que tenho para dizer?". Os fiéis se dividiram, e metade respondeu que sim, enquanto outra respondeu que não. O mulá sorriu, e disse "Então, aqueles que sabem contem para aqueles que não sabem".

***

Até mais, gente que adoro!

Ouvindo:
Riders on the Storm (Fredwreck Remix)
Snoop Dogg feat. The Doors
Need for Speed Underground 2 Exclusive (2004)

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha irmã tbm foi ao anime friends... para meu desgosto =S
huahua...

Ana Luiza disse...

Eu tenho um amigo que adora animes.....hihihi
Mas não posso contar quem é ;)

Beijos rafa!